A linguagem das imagens

 

Poucos conhecem e todos entendem .Sabemos que um plano detalhe da arma jogada num canto da sala no momento do crime será a chave para desvendar o crime que acaba de ocorrer. A partir dela vamos construindo estória na nossa imaginação.planos e enquadramentos

Conhecemos linguagem cinematografica antes mesmo de sermos alfabetizados em nossos primeiros desenhos animados ela esta lá. E tudo começou com David Griffith (1875-1948),foi ele quem começou a contar varias historiais paralelas. Calma eu explico, se você olhar um filme ou novela você vai perceber que as historias são contadas aos pedaços e estes chamamos de seqüências que são compostas por cenas. Uma seqüência e um conjunto de cenas que tem relação uma com a outra e que contam um pedaço da historia. E o conjunto de seqüências e que teremos a compreensão fílmica ou seja a estória. Podemos fazer um paralelo com um livro aonde ao final de vários capítulos teremos a compreensão da estória. Falar de linguagem cinematografica em tempos de 3D .

O mais curioso e que com o passar dos anos evoluções nos meios de comunicação cinema, televisão e outros meios de comunicação a linguagem cinematografica continua a mesma.A mesma? O que podemos dizer sobre 3 D será que os conceitos vão mudar ?

Sob o ponto de vista de estória roteiro e alguns conceitos ainda serão os mesmos.

Comentários

  1. Uia, eu tenho essa imagem que vc utilizou ai em cima tbm, mostrando quais os nomes dos planos de filmagem (Close, Plano Americano, Geral, etc)
    Aliás, qdo você for tratar disso, até pensei em montar a mesma coisa, só que numa foto, pra ficar mais bonitinho - rs
    Tem que arrumar a foto, se precisar te ajudo a fazer a ilustração na foto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OS ELEMENTOS (PLANOS) QUE DETERMINAM A LINGUAGEM CINEMATOGRAFICA