Postagens

OS ELEMENTOS (PLANOS) QUE DETERMINAM A LINGUAGEM CINEMATOGRAFICA

Imagem
Os elementos que determinam a linguagem cinematográfica, são cinco, e tem funções especificas para definir como a imagem vai aparecer na tela. Eu optei por utilizar uma nomenclatura em português, sempre que possível, para nomear os planos e ações decorrentes da utilização destes elementos.Em muitos livros existem as nomenclaturas em inglês ou francês, que também são validos. 1 ENQUADRAMENTO É a ação de enquadrar uma imagem dando-lhe a dimensão exata de como ela será apresentada aos espectadores. Em suma é o plano que vai ser apresentado na tela do cinema ou da televisão. Para a escolha adequada deste plano ou forma de apresentar a imagem, existem tipos de enquadramentos que servem para evidenciar o que se quer transmitir. PLANOS DE AÇÃO COSMICA OU ESPACIAL - São aqueles tomados de grande distância, sem nenhum compromisso sonoro ou visual com o contexto da História a não ser o de determinar geograficamente, onde transcorre a ação. Eles são basicamente três: GPG - Grande Plano Geral,

NARRATIVAS CINEMATOGRAFICAS

Imagem
  Os tipos de narrativas utilizam-se dos recursos de montagem, a manipulação do tempo/espaço, utilização da iluminação e outros meios para construir um enredo, contar uma história. As formas narrativas influenciam o psique do espectador para que ele tenha as sensações que o diretor deseja causar. Os principais tipos de narrativa. Linear – É a narrativa que tem apenas um fio condutor. A história tem um começo, meio e fim, sem interferências. Comerciais de TV  Binária – É a narrativa em que desenvolve duas histórias paralelas independentes até chegarem num ponto de cruzamento e chegar ao final. Circular – É a forma narrativa em que a história termina onde começou, fechando-se assim um círculo. A história reencontra o seu começo para terminar. Titanic Inserção – É a narrativa na qual o tempo e o espaço são manipulados na edição de montagem e criando o seu ritmo. Estes filmes são também chamados de filmes de montagem. Uma característica fundamental é o fato de que para realizar

Cenas e seqüências por indiana Jones

Imagem
Quando contamos uma historia a uma pessoa, nos preocupamos em contá-la de forma linear pois assim ela nos compreenderá melhor.Quando lemos um livro, temos vários capítulos e que somados, os capítulos darão o entendimento da estória. No cinema acontece o mesmo só que chamamos de cenas e seqüências, uma seqüências e composta por varias cenas que contam uma pequena parte da historia e a soma das varias seqüências e que dará a compreensão do filme e assim o seu entendimento da estória.No cinema usamos cenas e seqüências ai temos a os rudimentos da narrativa e da montagem artística que são as historias paralelas criadas por Edwin Porter . Agora começamos a falar de linguagem cinematografica, a gramática das imagens. Como exemplo peguei um trecho do filme Indiana Jones e os caçadores da arca perdida Um clássico de aventura que emociona muito, alias a serie toda. Se lermos a claquete do filme, vamos ver as informações sobre cenas e seqüências.   A montagem diz respeito a narrativa ou

Viagem a lua

Imagem
  Quando surgiu o cinema o publico experimentou uma nova forma de emoção, o mais espetacular meio de comunicação que a humanidade já viu. Logo classificada como a 7º arte e não era para menos, historias contadas através de imagens, com sensibilidade,envolvimento , impacto e nelas pessoas desaparecem, monstros , viagens inimagináveis. E foi pelas mãos do francês Georges Méliès, um ilusionista que percebeu a potencialidade da câmara de filmar. Méliès criou a trucagem. A princípio foi um acaso. Certa vez, a câmara que usava parou. Quando voltou a funcionar, Méiiès prosseguiu seu trabalho normalmente. Ao ver o filme pronto, percebeu que algumas coisas haviam mudado: os objetos e as pessoas não ocupavam mais as mesmas posições. Bastou isso para ter o grande clique. Se, em vez de parar o filme por acaso, o parasse sistematicamente e substituísse certos elementos, faria surgir e desaparecer coisas, como um ilusionista. Ora, Mélíès era um ilusionista, antes de ser cineasta. Isso foi o sufic

“Senta que la vem historia”

Imagem
Muito se fez ate chegada do cinema no formato que conhecemos hoje, e um conceito básico fundamental foi descoberto pelo cientista inglês Peter Mark Roger sobre o fenômeno da persistência retiniana (a fração de segundo em que a imagem permanece gravada na retina ¼ de avos de segundo). Baseados na descoberta, alguns aparelhos são criados para captar a imagem do movimento. Por outro lado, o surgimento da fotografia, desenvolvida por Daguerre e Niepce, foi à base para que tudo acontece-se. Depois vamos para Thomas Edison o mesmo que inventou a lâmpada, com a criação do filme perfurado daí foi um pulo para o Kinetoscopio uma grande caixa de madeira com uma ocular pela qual se vê uma cena animada gravada em loop. È um aparelho de visão individual que não permite uma projeção na tela e que funcionava como caça níqueis com moedas, em pouco tempo mais de 3 .000 destes caça níqueis estavam espalhadas pelos ESTADOS UNIDOS e EUROPA . A partir daí vieram os irmãos Lumiere com cinematografo est

Titulo: Ir ao cinema 16,00 reais. Comer pipoca 20,00. Levar meu filho de 4 anos pela primeira vez no cinema e ainda por cima em 3D. NÃO TEM PREÇO

Texto: Levei meu filho de 4 anos pela primeira vez ao cinema para assistir o Alice no pais das maravilhas em 3D e ele emocionadíssimo com a nova experiência me dizia: “Papai papai quero pegar aquelas bolinhas que  estão voando” . A sua reação foi muito parecida quando da chegada das "fotografias animadas" causando estranhamento em grande parte das pessoas que depararam com a nova arte. No ano em que o cinema começou a ser visto e aplaudido pelo público, o crítico Máximo Gorki, exclamou: "Vocês não sabem como foi estranho estar lá." Ele acabava de sair da exibição das fotografias em movimento produzidas pelos irmãos Lumière, trens saindo da parede e indo de encontro a platéia espectadores com medo dos tiros, enfim quase uma histeria coletiva .Esta aventura começou em 1896 ate hoje o cinema não perde a magia de comunicar,envolver, apaixonar ,emocionar. Estamos presenciando uma grande evolução da 7º.arte o 3 D . Com ele muitas técnicas e tecnologias terão que ser rev

A linguagem das imagens

Imagem
  Poucos conhecem e todos entendem .Sabemos que um plano detalhe da arma jogada num canto da sala no momento do crime será a chave para desvendar o crime que acaba de ocorrer. A partir dela vamos construindo estória na nossa imaginação. Conhecemos linguagem cinematografica antes mesmo de sermos alfabetizados em nossos primeiros desenhos animados ela esta lá. E tudo começou com David Griffith (1875-1948),foi ele quem começou a contar varias historiais paralelas. Calma eu explico, se você olhar um filme ou novela você vai perceber que as historias são contadas aos pedaços e estes chamamos de seqüências que são compostas por cenas. Uma seqüência e um conjunto de cenas que tem relação uma com a outra e que contam um pedaço da historia. E o conjunto de seqüências e que teremos a compreensão fílmica ou seja a estória. Podemos fazer um paralelo com um livro aonde ao final de vários capítulos teremos a compreensão da estória. Falar de linguagem cinematografica em tempos de 3D . O mais c