OS ELEMENTOS (PLANOS) QUE DETERMINAM A LINGUAGEM CINEMATOGRAFICA

Os elementos que determinam a linguagem cinematográfica, são cinco, e tem funções especificas para definir como a imagem vai aparecer na tela. Eu optei por utilizar uma nomenclatura em português, sempre que possível, para nomear os planos e ações decorrentes da utilização destes elementos.Em muitos livros existem as nomenclaturas em inglês ou francês, que também são validos.
1 ENQUADRAMENTO
É a ação de enquadrar uma imagem dando-lhe a dimensão exata de como ela será apresentada aos espectadores. Em suma é o plano que vai ser apresentado na tela do cinema ou da televisão. Para a escolha adequada deste plano ou forma de apresentar a imagem, existem tipos de enquadramentos que servem para evidenciar o que se quer transmitir.
PLANOS DE AÇÃO COSMICA OU ESPACIAL - São aqueles tomados de grande distância, sem nenhum compromisso sonoro ou visual com o contexto da História a não ser o de determinar geograficamente, onde transcorre a ação. Eles são basicamente três:
clip_image002GPG - Grande Plano Geral, podem ser cenas aéreas ou mesmo terrestres, aonde não se identificam vozes, sons ou personagens .Plano típico do cinema. Tem como principal função descrever o cenário. Por ser um plano com ângulo de visão muito aberto é praticamente impossível perceber a ação ou identificar os personagens. Devido à grande quantidade de pormenores, o GPG necessita de um tempo maior de projeção, para que o espectador perceba os detalhes da imagem. No cinema, normalmente, um grande plano geral tem uma duração variando entre 8 e 12 segundos.
PG - Plano Geral, embora mais próximo do que o plano anterior, serve apenas para apresentar o local onde ocorre a ação, sem identificar falas ou personagens. plano geral possui um ângulo de visão menor que o GPG. Percebe-se a figura humana,porém, é difícil reconhecer os personagens e a ação. O PG é um plano descritivo e serve, principalmente, para mostrar a posição dos personagens em cena. No cinema o PG tem duração de 5 a 9 segundos.

PC - Plano de Conjunto, também com a função de localizar a ação, por ser mais próximo, pode ser acrescido de ruídos, falas e gritos. O plano conjunto apresenta o personagem, ou um grupo de pessoas no cenário, e permite reconhecer os atores e a movimentação em cena. A ação, no entanto, não é visualizada nós mínimos detalhes. Por exemplo: se uma atriz coloca alguma coisa no bolso do paletó de um ator, percebe-se o movimento dos braços e das mãos, sem, no entanto, identificar-se o objetivo. É por este motivo que o PC é um plano com caráter descritivo e narrativo, com uma tendência maior para a descrição, já que as ações não são totalmente percebidas. No cinema a duração de um PC varia, em média, de 4 a 8 segundos.
A duração de cada plano e uma sugestão e o tempo exato  de cada plano fica a cargo do diretor ou montador e o critério e a narrativa que a direção de arte pretende dar ao filme.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog